sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Mérito e excelência?

«Acredito em valores que estão intimamente ligados ao código genético da Direita, como as liberdades individuais, o direito de propriedade, o facto de o Estado se intrometer o menos possível na sociedade. E também na responsabilização individual das pessoas, a valorização do mérito, da excelência e do rigor. Isto são valores de Direita nos quais me revejo.»
Este é um excerto de uma entrevista feita a Teresa Caeiro, deputada do CDS/PP na Assembleia da República. A questão que lhe foi colocada perguntava, se ela se sentia realmente uma mulher de Direita. Na resposta dada, acho principalmente curiosa a parte destacada a negro. É que, olhando para as bancadas quer de CDS/PP, quer do PPD/PSD, e vendo certos elementos que por lá se sentam, é de bradar aos céus que a Teresinha tenha tido esta afirmação. Claro que a menina é descendente de militares e isso é uma mais-valía garantida, não é Teresinha?

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal

Se possível, com muitas prendas destas e, que continuem em 2008.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Ex-ministro de Sócrates

"Lenta e seguramente, pequenos, mas poderosos, grupos de interesses tomam conta da sociedade. As desigualdades agravam-se, os partidos passam a correias de transmissão de interesses e o povo alheia-se. Somos dirigidos por representantes e não por líderes."
Campos e Cunha, Luís, Público, em 2007.12.21


Quem sabe se não foi por pensar assim que Sócrates mandou Campos e Cunha para fora do Governo...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A Venezuelização dos 5000

Não sei se terá sido Hugo Chávez, aquando da sua visita a Portugal, a dar esta ideia a José Sócrates, mas o facto é que ela pode bem ter essa origem, tal a sua grandeza democrática.
Sócrates tê-la-á passado aos seus correligionários do PS e estes, amigos que são do PSD, resolveram congeminar entre si esta estratégia: acabar com os pequenos partidos. Assim sendo, eis a proposta que visa, na Assembleia da República, ter PS e PSD a quererem legislar sozinhos, por forma a que as eleições lhes corram sempre favoravelmente.
Nesse sentido, o Tribunal Constitucional resolveu dar uma ajuda a esta Venezuelização, obrigando os partidos a provarem que têm 5.000 militantes. Esta postura é um claríssimo atentado à liberdade cívica de cada um, mas, infelizmente, são ideias destas que pegam. Logo num país necessitado de tanta ideia reformadora que, ao contrário desta, pudesse trazer benfeitorias.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Os bolos da Carminda

Os bolos secos de Gavião, feitos na Padaria da Carminda, têm fama e são bastante apreciados por quem já os provou. Biscoitos de limão, de mel, de óleo, os esses, mas também os bolos de pão em massa, os bolos fintos, as broas fervidas e a doçaria variada. Tudo ganha forma, tal como o pão, todos os dias, de há seis anos para cá, pelas mãos de Carminda. O cheirinho apela a outro sentido, o gosto. E, agora, nesta quadra natalícia, apetecem ainda mais: De comer e chorar por mais!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Curiosidades certas

«Curioso que não tenha sido um déspota a abandonar a cimeira UE/África, mas o Presidente do Senegal. Talvez aquele a quem não basta pagar a sobrevivência política para aceitar tudo.» in Arrastão.

domingo, 9 de dezembro de 2007

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

1º aniversário

O calendário diz-me que o blogue Gavião faz hoje o 1º ano de existência. Em termos de assiduidade de escrita, este 1º aniversário é-me pouco relevante, todavia, deixo aqui marcada a data. Que venham os leitores.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Acertado

"Portugal é um país de difíceis decisões. Portugal é um lugar do Mundo, onde é forte a implicação de cada cabeça em cada sentença. E quase todos os cidadãos deste país ficam zangados quando a sentença não é a da sua cabeça."
[Paquete de Oliveira, in Jornal de Notícias, 29.11.2007]

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Continua a boa forma

Recentes resultados de «Os Gavionenses»:
17.11.2007: Alpalhoense 0-2 Gavionenses
25.11.2007: Gavionenses 1-1 FC Crato
02.12.2007: Montargilense 0-2 Gavionenses


E o 1º lugar mantem-se. Os cinco primeiros:
1º Gavionenses 24
2º FC Crato 22
3º Fronteirense 21
4º Campomaior. 21
5º Monfortense 19