quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Agenda 21 Local

«A Câmara Municipal do Gavião está a desenvolver a Agenda 21 Local (A21L) conjuntamente com a Associação de Municípios do Norte Alentejano e sob coordenação da Universidade Nova de Lisboa.

A A21L é uma ferramenta para aumentar a qualidade de vida no município e evitar que as pessoas tenham de sair para outros territórios em busca de um futuro melhor. É um instrumento de politica e gestão municipal na área do desenvolvimento sustentável, integrando portanto os aspectos ambientais, sociais, culturais, económicos e de organização espacial. Promove-se neste processo o envolvimento dos principais actores locais.

A qualidade de vida depende muito das oportunidades de emprego, da existência de um tecido produtivo robusto e gerador de riqueza, de um ambiente social solidário, inclusivo e dinâmico, e na manutenção de um ambiente natural e equilibrado, em que os recursos são utilizados eficazmente e a pensar no futuro. Mais concretamente a A21L tem como objectivo por exemplo, a criação de oportunidades de emprego, habitação condigna a preços acessíveis, criação de infra-estruturas de qualidade, equipamentos colectivos e serviços de saúde, educação, cultura, lazer e formação profissional adequados.

Os desafios a enfrentar são muito fortes e por isso a A21L tem como opção fundamental o trabalho em estreita sintonia entre a autarquia, os actores económicos e a sociedade civil.

Existem no Concelho trunfos e oportunidades de valor. A A21L vai potenciá-los para se atingir um bom nível de desenvolvimento para todos.

A participação dos cidadãos, das empresas e das associações é fundamental para o sucesso da A21L na melhoria da Qualidade de Vida de Gavião.»

Sem comentários: