quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

É uma tristeza a degradação...

... do imponente solar Lino Netto. Este palácio, construído no local de umas casas da família Ayres de Seixas, foi edificado no século XIX e modificado em meados do século XX pelo seu actual proprietário, Joaquim Maria de Mendonça Lino Netto, descendente dos Ayres de Seixas - por via do casamento com Maria Helena Ayres de Seixas Vídal Patrício -, a família mais antiga de Gavião.
Quem por ele passa, mesmo não tendo raízes que o liguem a Gavião, sente a tristeza enorme que aquele imóvel transmite pelo estado de abandono a que está votado. Imaginando os seus tempos áureos de outrora, a actual nostalgia do local merecia um tratamento diferente por parte de quem detenha poderes para ali intervir, até pela sua centralidade e proximidade do edifício da autarquia. A rever com urgência!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Agenda 21 Local

«A Câmara Municipal do Gavião está a desenvolver a Agenda 21 Local (A21L) conjuntamente com a Associação de Municípios do Norte Alentejano e sob coordenação da Universidade Nova de Lisboa.

A A21L é uma ferramenta para aumentar a qualidade de vida no município e evitar que as pessoas tenham de sair para outros territórios em busca de um futuro melhor. É um instrumento de politica e gestão municipal na área do desenvolvimento sustentável, integrando portanto os aspectos ambientais, sociais, culturais, económicos e de organização espacial. Promove-se neste processo o envolvimento dos principais actores locais.

A qualidade de vida depende muito das oportunidades de emprego, da existência de um tecido produtivo robusto e gerador de riqueza, de um ambiente social solidário, inclusivo e dinâmico, e na manutenção de um ambiente natural e equilibrado, em que os recursos são utilizados eficazmente e a pensar no futuro. Mais concretamente a A21L tem como objectivo por exemplo, a criação de oportunidades de emprego, habitação condigna a preços acessíveis, criação de infra-estruturas de qualidade, equipamentos colectivos e serviços de saúde, educação, cultura, lazer e formação profissional adequados.

Os desafios a enfrentar são muito fortes e por isso a A21L tem como opção fundamental o trabalho em estreita sintonia entre a autarquia, os actores económicos e a sociedade civil.

Existem no Concelho trunfos e oportunidades de valor. A A21L vai potenciá-los para se atingir um bom nível de desenvolvimento para todos.

A participação dos cidadãos, das empresas e das associações é fundamental para o sucesso da A21L na melhoria da Qualidade de Vida de Gavião.»

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Componentes das Armas/Brasão da Vila de Gavião

Escudo em negro, com uma cruz de Malta de prata carregada no cruzamento por um gavião de sua cor, voando, acompanhado por um ramo de oliveira de verde frutado de ouro e por um ramo de sobreiro de verde landado de ouro, atado de vermelho em ponta, juntamente com um cacho de uvas de prata realçado de púrpura, folhado e troncado de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres "VILA DE GAVIÃO".

Apresentação

Gavião é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre - região Alentejo e subregião do Alto Alentejo - com cerca de 1.800 habitantes.

É sede de um município com 293,55 km² de área e com 4.887 habitantes (dados de 2001), subdividido em 5 freguesias.

Em 23 de Novembro de 1519, Gavião recebeu foral de D. Manuel I, daí o facto de, nessa data, ser feriado concelhio.